Ainda vale a pena investir em Email Marketing?

Ainda vale a pena investir em Email Marketing?

O email marketing continua sendo uma arma poderosa, por isso, listamos abaixo, os principais motivos para a sua empresa investir em e-mail marketing, esta é também uma das melhores opções para manter um contato próximo com seu cliente, além de enviar promoções e ofertas quando for possível.

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8 motivos para investir em e-mail marketing!

O e-mail marketing ainda é uma ferramenta muito utilizada para um contato com clientes, é fortemente utilizada para lançamento de produtos e envio de ofertas em datas comemorativas, confira uma pequena lista de motivos para convencer seu chefe que o e-mail marketing não é obsoleto:

1: Melhora o seu Alcance

Esta é uma das atividades mais corriqueiras da internet, tem um grande potencial para aproximar a sua empresa com possíveis clientes.

Com o passar dos meses, podemos construir uma base de dados sólida, com um custo muito baixo, conseguimos manter o contato com um bom número de pessoas, jamais ignore o e-mail marketing quando estiver executando as suas estratégias de marketing digital.

2: Ajuda a segmentação

Aproveite as informações que os leads colocam nos formulários, para poder segmentá-los, com base em interesse, localidade, produto ou serviço consumido, ticket médio, etc.

Para facilitar a comunicação, procure deixar sua audiência o mais segmentada possível.

Se o cliente já consumiu algum produto, crie campanhas para manter este cliente, desenvolva informações complementares sobre os produtos.

É possível ainda, estabelecer determinadas campanhas específicas, é necessário verificar quais conteúdos o lead mais costuma a acessar na internet.

Este é sem dúvidas, um dos melhores motivos para investir em e-mail marketing, se você tem um e-commerce de materiais esportivos, por exemplo, tenha coerência na hora de encaminhar suas campanhas, procure analisar quais são os tipos de produtos que os clientes mais compram em sua loja.

3: Facilita a personalização

Se você busca uma comunicação personalizada e pessoal, o e-mail marketing é a ferramenta mais eficaz. O contato acaba também sendo mais formal, pois você sabe o nome do cliente e também qual a sua cidade de residência.

Aproveite o e-mail marketing para educar seu cliente sobre seu produto ou serviço, o máximo possível. Temos que utilizar as variáveis, para evitar uma conversa genérica com o seu lead.

Dessa forma, será possível obter um melhor engajamento com emails, conteúdos, site e marca. Um bom relacionamento, também impedirá que seu e-mail se transforme em um SPAM, o que é muito desagradável para muitas empresas.

4: Podemos utilizar a automação

A automação é muito eficaz para a produtividade, com a automação você evita possíveis erros na hora de encaminhar, apenas o remetente é quem irá receber.

Utilize as ações prévias do Lead para desenvolver estratégias de automação, para isso, verifique se algum cliente baixou um determinado material ou se fez alguma interação em seu site ou mesmo em uma landing page.

Há outras automações, que poderão ser baseadas em ações realizadas no próprio email, é possível averiguar se o cliente clicou no e-mail, ou se clicou em algum botão ou link na mensagem e assim por diante.

Não esqueça que, para ter um bom resultado, temos que combinar personalização dos emails e segmentações, use a segmentação para impulsionar o engajamento com seu público-alvo.

5: Faça o teste A/B

Este é um teste muito importante no Marketing Digital, afinal, para saber se está dando certo ou não, é fundamental testar todas as estratégias disponíveis.

Através deste levantamento, podemos descobrir informações devidamente úteis, por exemplo, o horário para postagem, taxa de rejeição de e-mails, etc.

Este é sem dúvidas, um dos principais motivos pelo qual vale a pena investir em marketing digital, pois muitos CRM permitem realizar o teste A/B.

Apenas em um único e-mail já é possível ter boas informações, podemos fazer infinitos testes, por exemplo,  testar assuntos, horários e o próprio corpo do email, assim, você saberá com mais clareza como o seu lead se comporta.

6: Não esqueça da análise de métricas/ROI

É necessário contar com um bom CRM, como o MailChimp que facilita todo o processo, se você tentar fazer por sua conta, haverá grandes chances de cometer erros.

Quando fazemos tudo de forma profissional, conseguimos descobrir a quantidade de emails entregues, quais e-mails foram abertos pelo usuário e qual a taxa de cliques nos links da sua comunicação.

Temos que fazer estes cálculos constantemente, para saber o retorno que determinada ação nos trouxe. Não há uma receita de bolo pronta, se você não analisar nunca saberá qual estratégia funciona com mais eficiência.

Existem vários CRMs no mercado, que possibilitam uma análise completa de sua estratégia, com apenas alguns cliques você acessa os insights mais relevantes.

No e-mail marketing, as métricas essenciais que devem ser analisadas  são: taxa de entrega, taxa de abertura e taxa de clique. Os emails inválidos, são isolados automaticamente, você saberá quem foi que te marcou como um SPAM.

7: Eleve o volume de vendas

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Algumas empresas nem sequer sabem que têm leads e que precisam nutri-los, este potencial, no entanto, deve ser aproveitado, comece estabelecendo uma estratégia de envio de ofertas por email, assim, os clientes que nem se lembravam mais de você, poderão comprar seus produtos ou serviços novamente.

8: Crie campanhas para a fidelização/relacionamento

Este é um dos fatores que levam os gestores a investir em e-mail marketing, é necessário observar os seguintes aspectos: uma boa experiência de compra, um serviço/produto de qualidade, estratégias de comunicação e posicionamento adequadas, oferecer um bom suporte ao cliente, etc.

Manter um bom contato com o cliente é uma atitude muito importante, que todos os empreendedores deveriam praticar, independente do tamanho da empresa, além de realizar os testes procure oferecer diversas formas para que os clientes entrem em contato com sua empresa.

Conclusão

Para ter sucesso nas suas campanhas de e-mail marketing, é fundamental contar com uma boa estrutura de hardware e uma hospedagem que permita manter o seu site 24 horas no ar.

Para entender como funciona a nossa estrutura, fale com nossa equipe e confira nossos planos de hospedagem!



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