Carrinho abandonado: como recuperar vendas perdidas?  

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Carrinho de compras abandonado: como recuperar vendas perdidas?

Ter um carrinho de compras abandonado no meio de um pedido, pode muitas vezes comprometer as suas vendas e aumentar os seus custos com marketing digital.

carrinho de compras abandonado

Para contornar este problema, preparamos um guia que lhe ajudará a evitar carrinhos abandonados e ainda recuperar clientes perdidos, confira!

O que é o carrinho de compras abandonado?

Se refere ao processo que o cliente faz a seleção de produtos, no entanto, não consegue finalizar a compra.

De acordo com o Moosend, a taxa de abandono está em torno de 69% no mundo, na América Latina esta taxa atinge cerca de 75,3%.

No Brasil, a taxa de abandono para o varejo em geral é de 82%, por exemplo, só no segmento de moda, esta taxa representa 67,6% de todas as transações.

Muitos segmentos sofrem com o carrinho abandonado, por isso, tenha cuidado na hora de escolher um intermediador, dê preferência para aqueles que já estão no mercado e são confiáveis.

Motivos que provocam este abandono

Há muitos fatores que contribuem para o carrinho de compras abandonado, veja abaixo quais são os fatores mais importantes:

Frete muito caro

Comumente, encontramos fretes com preços muito acima do esperado, algumas vezes superam o valor do produto, por isso, este acaba sendo um dos principais motivos de abandono.

Na maioria dos casos, para obter um frete grátis o valor da compra deve passar de R$ 150,00, o que para muitas pessoas não compensa, dessa forma muitas pessoas optam por escolher diversos produtos e ainda sim, a conta não fecha.

Apenas o valor do frete corresponde a cerca de 60% dos motivos de carrinho de compras abandonado,  em algumas situações podemos encontrar custos escondidos, somente no final do checkout é que os consumidores acabam descobrindo, casos assim, representam cerca de 23% das desistências.

Cadastros complicados e demorados

Formulários com muitos campos para preencher, nomes difíceis são a principal frustração dos clientes, segundo o relatório do Moosend, 28% de carrinhos que são abandonados, o principal motivo é de cadastros muito longos e informações desnecessárias.

Nenhum investimento de segurança no site

Para que haja a conversão, é necessário que o cliente se sinta seguro no ambiente online, por isso, a falta de investimento em segurança pode ser fatal,  este fator representa 19% dos motivos do carrinho abandonado.

O correto é no momento do checkout transparente, é necessário que seja exibido o certificado de segurança, caso não exista é bem provável que o consumidor abandone o carrinho.

Falta de opção de meios de pagamento

Atualmente, aproximadamente 8% dos clientes tendem a abandonar o carrinho de compras quando não há alguma opção de pagamento desejada, neste caso é importante que as empresas tenham flexibilidade e ofereçam muitas opções.

Dicas básicas para recuperar carrinhos

Algumas técnicas poderão ajudar na recuperação de carrinhos, garantindo com isso, um bom faturamento no final do mês, confira a seguir, quais técnicas são essas:

Utilize um bom e-mail marketing

No momento de realizar as compras, seu cliente deverá colocar o e-mail,  caso haja o carrinho de compras abandonado, então o comerciante poderá encaminhar um e-mail para lembrar da compra.

Conforme afirma a pesquisa da Business Insider, somente as mensagens enviadas, conseguem trazer 20% dos cliques, com o e-mail marketing há uma maior possibilidade do cliente efetivar a compra.

Mantenha seus clientes protegidos

Para que o seu negócio online possa ser seguro, é necessário investir em boas plataformas, assim, o consumidor terá a certeza de que seus dados não serão extraviados.

Os sites mais confiáveis, são aqueles que possuem o cadeado, este cadeado geralmente está ao lado do endereço, com isso, os clientes sabem que os conteúdos serão criptografados.

Quando há o cadeado, somente os gestores do site conseguem ter acesso às informações. Peça para que os seus clientes registrem suas  experiências, após a conclusão da compra.

Disponibilize várias opções de pagamento

Boas lojas online oferecem diversas formas de pagamento, mantenha a sua loja atualizada e preparada para novas tendências. Antes de escolher as formas de pagamento, converse com os intermediadores para proporcionar maior flexibilidade aos clientes.

Tendências para aumentar sua taxa de conversão

Na internet atual, encontramos diversas opções para reverter o carrinho de compras abandonado, abaixo listamos algumas das principais tendências que a sua empresa deverá utilizar nos próximos meses, confira:

A computação em nuvem mudará os meios de pagamentos

As tendências de pagamentos poderão ter um impacto positivo,  a nuvem poderá ajudar a solucionar problemas relacionados a atrasos,  este era um dos maiores gargalos no mundo empresarial, afinal, sabemos que a nuvem utiliza os servidores remotos.

Não haverá mais necessidade de dinheiro circulando

Após a pandemia, os clientes passaram a utilizar ainda mais, os pagamentos eletrônicos. Para muitas empresas, o recebimento de dinheiro é sinônimo de lucro, para quem deseja realizar pagamentos sem dinheiro, saiba que é extremamente importante contar com um bom intermediador.

Uma das principais tendências é o pagamento móvel, que também é conhecido como e-wallet, já está funcionando muito bem em todo o mundo.

As empresas que oferecem serviços, por exemplo, restaurantes e empresas que utilizam a Internet, poderão ter muitos benefícios com o pagamento móvel nos próximos meses.

Pagamento em tempo real já é uma realidade

O pagamento em tempo real é rápido, fácil e seguro, isso tem atraído a atenção de muitos consumidores em todo o mundo, diversos segmentos já utilizam este método.

Você encontrará os seguintes serviços: faturamento eletrônico, pagamento de contas e liquidação de sinistros para apoiar as empresas.

Neste sistema de pagamento, as empresas recebem notificações imediatas a respeito de suas  transações. Assim, será possível receber: “mensagens como faturas para pagamentos, mensagens de confirmação, solicitações de pagamentos”.

A LGPD e os meios de pagamentos caminham lado a lado, no entanto, é necessário que a sua empresa esteja adaptada para proteger os dados dos usuários e evitar um possível processo.

Utilize o Pix

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Desde a sua implementação, o PIX tem agilizado as compras online, permitindo que você receba pagamentos de maneira rápida e descomplicada, a qualquer hora do dia e da noite, inclusive aos fins de semana e feriados.

Verifique se seu gateway de pagamento oferece a opção de pagamentos via PIX e automatize ainda mais as suas vendas.

Experimente já a E-Consulters!

Portanto, para evitar o carrinho de compras abandonado é necessário contar com boas tecnologias e métodos de pagamentos eficientes que proporcionam boa experiência ao usuário.

Velocidade, carregamento rápido, altas taxas de transferência de dados, segurança nas operações, criptografia de última geração são apenas algumas das inúmeras ferramentas que a E-Consulters oferece para que sua loja virtual possa oferecer aos seus clientes sempre a melhor experiência.

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