Minha loja virtual não vende, o que fazer?
A minha loja virtual não vende, o que devo fazer? Algumas mudanças no layout, na descrição, podem ajudar a melhorar o faturamento de sua loja, aproveite as datas comemorativas para alavancar o faturamento e ter uma boa renda extra, confira algumas dicas que podem ajudá-lo(a).
Porque minha loja virtual não vende? Veja como resolver!
Um dos principais motivos do fechamento precoce é a falta de planejamento, qualquer comércio seja online ou presencial deve ter planejamento, principalmente o planejamento financeiro, veja abaixo, outros motivos que podem prejudicar o faturamento de sua loja:
1º Falta de planejamento estratégico
Atualmente, cerca de 24,4% das empresas acabam fechando devido à falta de planejamento, é através do planejamento que podemos coletar informações sobre nossos clientes, concorrentes, fornecedores, dessa forma, somos capazes de prever itens básicos que podem garantir o sucesso da empresa.
Para saber qual será o futuro de sua loja, é fundamental analisar todo o cenário, se você já possui uma loja que não está apresentando um bom faturamento, é importante elaborar um planejamento estratégico para a sua empresa, com o planejamento estratégico, o líder é capaz de detectar qual o potencial do seu negócio.
São vários os benefícios que este planejamento pode proporcionar para a empresa, entre eles podemos destacar: otimiza a comunicação, ajuda a planejar a verba para investimentos, diminui o impacto das mudanças que são causadas pelo mercado, mantém a empresa fortalecida, facilita a tomada de decisão.
2º Não ter público-alvo definido
Mesmo que seja pela internet, é fundamental saber quem é o seu público, é importante ter o mapa do perfil do cliente ideal, o planejamento do público-alvo é necessário pois ajuda a definir novos produtos, esta é uma medida válida principalmente para aqueles que estão iniciando no e-commerce.
Os produtos e serviços a serem oferecidos pela sua empresa, devem atender às necessidades de seus clientes, ajudá-los a solucionar uma possível dor ou problema, a análise do público-alvo permite observar as seguintes informações:
- Faixa etária;
- Localização geográfica;
- Nível de escolaridade;
- Renda média mensal;
- Hábitos de consumo;
- Objetivos e necessidades;
- Comportamento nas redes sociais.
É importante ressaltar que, há diferenças entre persona e público-alvo, a persona contém informações mais detalhadas e específicas, uma empresa pode ter sim, vários públicos-alvos.
3º Não apresentar um diferencial competitivo
Por ser um cenário atrativo, é possível que o número de concorrentes também aumente, para se manter no mercado, é necessário que haja um diferencial que ajude a destacar a empresa perante seus concorrentes, veja a definição de Philip Kotler para o diferencial competitivo:
“Diferenciação é o ato de desenvolver um conjunto de diferenças significativas para distinguir a oferta da empresa da oferta da concorrência”. Confira algumas ideias de diferencial competitivo, que a sua empresa pode apresentar:
- custos mais baixos;
- qualidade dos produtos;
- atendimento personalizado.
Para atender a demanda da transformação digital, é importante que você respeite a realidade financeira de seu negócio, por exemplo, apenas ofereça promoções que estejam dentro do orçamento para não comprometer seu departamento financeiro.
4º Preços e condições
Para a formação de ofertas, é importante estabelecer uma política de preços e de condições, é fundamental ter atenção aos preços que são praticados em sua loja, afinal, sabemos que a internet facilitou a busca pelos preços em diversas lojas físicas e online.
Quando um produto em determinada loja, está mais caro que o da concorrência, é necessário destacar quais são os diferenciais que o seu produto pode oferecer, a formação de preços consiste em encontrar oportunidades para diminuir custos com matéria-prima, transporte, entre outros.
Na formação do preço, a empresa deve sempre prezar pela qualidade vs preço, realizar testes A/B, utilizar o número 9 e não deixar de conferir como está o mercado, compare também seus competidores e veja quais são os preços que eles estão praticando.
5º Não expor itens de segurança
A segurança da informação é sempre um ponto que causa preocupação em todas as empresas na internet, afinal, é fundamental que o cliente se sinta seguro para poder compartilhar informações bancárias, uma loja online confiável deve ter pelo menos um certificado SSL.
O Google pode punir sites que não oferecem conexões seguras, por isso, se você tem sites hospedados no WordPress, por exemplo, tenha plugins confiáveis que aumentam a credibilidade do site, ter selos de compra segura também ajudam a manter a compra até o final no seu e-commerce.
6º Não solucionar problemas de conexão
A navegação pode impactar negativamente no desempenho do site da empresa, por isso, é importante aprender a resolver os seguintes problemas abaixo:
- Problemas para a pesquisa por produtos;
- Categorias de produto desorganizadas;
- Site muito lento;
- Imagens com a qualidade ruim;
- Informações incompletas sobre o produto;
- Links quebrados;
- Páginas desatualizadas ou inexistentes.
Os problemas com carrinhos de compras também são comuns no e-commerce, se você é proprietário de um e-commerce é necessário evitar que o processo de compra se torne longo e cansativo com muitas informações para preencher.
Alguns plugins, inclusive do WordPress, facilitam o processo de compra para o e-commerce, colocando o carrinho de compras em ambiente bem visível, para evitar problemas com carrinho abandonado, convém colocar depoimentos de clientes, aplicar o remarketing, além de outras medidas do marketing digital.
Conclusão
Portanto, não vender na sua loja virtual, é um problema muito comum entre iniciantes que não possuem experiência com vendas na internet, para evitar problemas com o funcionamento do seu e-commerce, conte com o apoio da equipe da E-Consulters, trabalhamos com tecnologias avançadas para o desempenho da sua hospedagem!
Para resolver problemas com vendas, é importante ter organização, foco e perseverança, pois sabemos que 40% das lojas online fecham nos primeiros 5 anos porque não possuem auxílio para elaborar uma consultoria.
A E-Consulters está à disposição para ajudá-lo(a) a resolver problemas com a hospedagem, otimizando e configurando um servidor eficiente para a sua loja virtual!
Lembre-se, para ter um e-commerce de sucesso é necessário planejamento estratégico, conhecimento do público, não se esqueça de ser verdadeiro na hora de elaborar a descrição do produto ou serviço.