O Que é LGPD? O que muda no Negócios Online
Aprovada em 2018, a LGPD é uma lei que tem por objetivo garantir que os direitos fundamentais de liberdade sejam preservados, além de assegurar a proteção e o uso dos seus dados na internet. Mas, na prática, o que é LGPD? Como esta lei pode influenciar os negócios online?O que é LGPD?
A sigla LGPD significa Lei Geral de Proteção de Dados. Através dessa lei, os usuários de internet no Brasil poderão ter mais controle sobre o modo como suas informações são utilizadas, pois as empresas deverão obedecer regras a respeito de coleta, uso, armazenamento e compartilhamento destas informações.
Depois do avanço de tecnologias como Big Data e Inteligência Artificial, o cuidado com as informações que os usuários disponibilizam na web tornou-se ainda mais rígido, este procedimento é necessário para combater práticas invasivas e discriminatórias.
Atualmente em todo o mundo, são mais de 120 países que possuem uma lei específica para controle de dados na web, entre as mais conhecidas e rígidas, está a GDPR (General Data Protection Regulation) bastante utilizada na Europa e nos Estados Unidos.
No Brasil, esta lei foi sancionada em 2018 pelo então Presidente Michel Temer, e somente em 2021 passou a ser oficialmente aplicada.
Quais as principais mudanças para os negócios online?
Se você tem um e-commerce ou qualquer outro tipo de serviço online, saiba que em um ambiente virtual, o uso correto das informações de seus clientes são fundamentais para garantir a credibilidade do seu negócio.
Entre as principais mudanças que poderão afetar a imagem de sua empresa, podemos destacar:
1º Organização de informações
É importante que as empresas estabeleçam uma política de organização de dados, para isso, procure ter em mente os seguintes objetivos:
- Saiba quais são os dados que poderão ser coletados pela empresa;
- Faça a separação e organização, conforme o seu segmento;
- Utilize um sistema para facilitar o gerenciamento.
A empresa deve cuidar dos dados físicos e digitais, para evitar possíveis penalizações no futuro.
2º Accountability (prestação de contas)
É obrigatório realizar a prestação de contas, as empresas que tratam dados comerciais deverão comprovar que estão cumprindo a lei, através dessa prestação de contas, deverá então, ser emitido o Relatório de Impacto de Proteção de Dados, neste relatório, também deverão ser incluídos o ciclo de vida do tratamento dos dados pessoais.
3º Governança
Trata-se de recomendações que a lei determina, é necessário formular regras com base no artigo 50, que diz o seguinte:
“condições de organização, o regime de funcionamento, os procedimentos, incluindo reclamações e petições de titulares, as normas de segurança, os padrões técnicos, as obrigações específicas para os diversos envolvidos no tratamento, as ações educativas, os mecanismos internos de supervisão e de mitigação de riscos e outros aspectos relacionados ao tratamento de dados pessoais”.
Como adaptar a sua empresa para esta nova realidade?
Para iniciar o processo de adaptação, a empresa deve executar um mapeamento geral, desta forma, o fluxo de negócios deve ser analisado.
Algumas perguntas deverão ser feitas antes de dar início ao processo, como:
- Por onde as informações devem passar?
- Quais serão os canais de compartilhamento?
- Quem terá acesso a estas informações?
- Como informarei aos usuários o real uso das suas informações?
Será necessário definir o objetivo das informações.Quando for elaborar estratégias para a sua empresa, tenha muita atenção com essas perguntas.
Conclusão
Portanto, para evitar um possível processo contra o uso indevido de dados, é importante saber o que é LGPD e como utilizar os dados dos seus clientes do modo correto, dentro dos parâmetros estabelecidos.
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