SEO: por que é tão importante na sua estratégia?

porque SEO é importante

Se você tem um negócio, independente do tamanho e do campo de atuação, sabe que ele precisa ter uma boa presença na internet para ser bem-sucedido. Para conquistar essa presença, basta escolher um bom domínio, uma hospedagem e fazer um site bacana, certo?

Na realidade, não. O SEO (Search Engine Optimization) também é essencial para que seu site seja encontrado na internet e acessado pelo seu público. Por isso, ele precisa fazer parte de sua estratégia.

A seguir, vamos explicar o que é SEO e quais são os benefícios que ele traz para o seu negócio para que você possa entender a importância dele em seu planejamento. Confira!

O que é SEO

Em português, Search Engine Optimization significa otimização para motores de busca e é justamente essa a principal função do SEO. Ele utiliza diversas técnicas para melhorar o posicionamento de páginas nos resultados dos buscadores, como Google e Yahoo. Dessa forma, elas podem ser encontradas facilmente pelos usuários da internet.

As técnicas de SEO são aplicadas no site e em conteúdos criados para auxiliar o público do negócio a resolver seus problemas. Alguns exemplos dessas ações de SEO são:

· Tornar o site responsivo;

· Fornecer um site veloz;

· Criar conteúdos de qualidade;

· Utilizar palavras-chave nos materiais publicados no site;

· Adicionar links úteis para o usuário nos conteúdos.

Ao utilizar essas e outras técnicas de SEO, você consegue colocar o seu site entre os primeiros resultados dos mecanismos de busca, como o Google. Além de fornecer essa vantagem para seu site, outro ponto positivo do SEO é que ele tem um custo-benefício melhor que outras estratégias.

Utilizar técnicas de SEO em seus conteúdos e site é mais acessível, por exemplo, que passar um comercial na televisão. E, essa estratégia pode trazer resultados até melhores que os de propagandas tradicionais, como na TV, em outdoors e rádios.

Mas, é importante lembrar que o SEO é uma estratégia de longo prazo, ou seja, ele não traz ótimos resultados, por exemplo, após duas publicações em seu site. É necessário fazer um trabalho contínuo para conquistar bons resultados com o SEO e aproveitar cada vez mais os benefícios dessa estratégia.

Qual é a importância do SEO em sua estratégia

Estar bem colocado nos resultados de um buscador como o Google, por exemplo, é ótimo porque traz vários benefícios para o seu site. Mas, quais são essas vantagens? Abaixo, listamos os 5 principais benefícios de ter um bom posicionamento nos mecanismos de buscas que explicam o porquê o SEO é tão importante para sua estratégia:

Aumenta a visibilidade da marca

A primeira vantagem de ficar entre os principais resultados dos buscadores é com certeza o aumento da visibilidade para seu site. Afinal, quando os usuários fazem uma busca na internet geralmente eles olham somente os primeiros resultados fornecidos pelo buscador.

Sendo assim, sua empresa ganha visibilidade e, ainda, os acessos ao site aumentam. Isso é ótimo, pois faz com que o público conheça sua marca, quais são seus objetivos e os serviços realizados por ela. Dessa forma, o nome do negócio se fortalece no mercado, o que pode atrair mais público e vendas para a empresa.

Dá credibilidade para seu negócio

Seu negócio também ganha credibilidade ao estar bem posicionado nos resultados dos buscadores, por dois motivos principais. Primeiro, porque ao ver o seu site entre os principais resultados fornecidos por um mecanismo de busca como o Google, os usuários automaticamente acreditam que ele realmente é bom já que conquistou aquela posição.

E segundo, pois quando acessam o seu conteúdo que apareceu nos resultados, os visitantes confirmam que seu negócio entende do ramo em que atua. 

Caso você tenha uma empresa sobre móveis, por exemplo, e faça publicações explicando como escolher o melhor sofá para sua casa, quais são os tipos de materiais usados para fazer camas, vantagens e desvantagens de cada um, os usuários percebem o seu conhecimento sobre a área.

Isso dá credibilidade para a marca e, ainda, aumenta a confiança dos usuários para comprar produtos ou serviços da empresa.

Melhora a experiência do usuário

Algumas técnicas de SEO, como criar sites responsivos, velozes e fáceis de serem navegados, melhoram a experiência dos usuários. Esse fator é bastante importante para sua estratégia, porque se o visitante encontra o que deseja em seu site e tem facilidade em navegar pelas páginas, ele terá uma boa impressão de sua marca.  

Já se ele tiver dificuldades, ele terá uma má impressão, dificilmente visitará seu site novamente e comprará um produto ou serviço seu. Sendo assim, melhorar a experiência do usuário por meio do SEO é algo que todos os negócios deveriam fazer se desejam ter boas oportunidades na internet.

Auxilia no aumento das vendas

Como foi dito, o SEO aumenta o número de acessos ao seu site, fornece uma boa experiência ao usuário e dá credibilidade para seu negócio. Dessa maneira, ele auxilia a aumentar as suas vendas.

Além desses fatores, o SEO também ajuda a elevar as vendas de sua marca, pois ele atrai as pessoas certas para o seu site. Quando você coloca uma propaganda na TV ou no rádio, por exemplo, atinge tanto pessoas que fazem parte seu público quanto algumas que não fazem.

Já no SEO, são os usuários que chegam a sua empresa por meio de pesquisas nos mecanismos de buscas. Ou seja, eles já estão à procura de algo que talvez sua marca possa oferecer. Além disso, certas técnicas de SEO como as palavras-chave, auxiliam ainda mais a atrair o público correto para as suas páginas. Dessa forma, as chances de conversões aumentam.

Possibilita a mensuração de resultados

O SEO também é muito importante para os sites, porque possibilita que os resultados obtidos com essa estratégia sejam medidos. Você consegue conferir se o seu site é relevante em seu campo de atuação, qual é a taxa de conversão de visitantes em clientes, o que está afetando positivamente no desenvolvimento das páginas, entre outros dados.

Dessa maneira, você pode verificar o que está funcionando ou não para melhorar cada vez mais sua estratégia e aprimorar os resultados de suas páginas com o SEO.  

Após ver todos os benefícios que ele traz para seu site, você entende a importância de colocar em prática as técnicas de otimização para os buscadores, não é mesmo? 

Afinal, com elas, o seu site é encontrado na internet, seu negócio ganha visibilidade, credibilidade, pode aumentar o número de vendas e mudar a sua atuação baseado em resultados para que essa fique cada vez melhor.

Então, o SEO precisa estar presente em sua estratégia. Para saber como colocá-lo em prática, confira também 7 estratégias para colocar seu site na primeira página do Google!

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